Protegemos as pessoas, as marcas e reduzimos o risco.

História

A MedicalConsult foi criada em 1998 com o objetivo de dar resposta a um conjunto de necessidades e requisitos legais que se impunham ao adequado funcionamento das Instituições de Saúde, particularmente nos campos das valências radiológicas (Radiologia, Medicina Nuclear e Radioterapia/Braquiterapia) e Dosimetria Individual. Nos primeiros anos de existência da empresa, a atividade empresarial cingiu-se à análise do mercado, realização de formação e prestação de serviços de assessoria técnica.

Inicia em 2001 a prestação de serviços de consultoria em física médica e outsourcing de mão-de-obra especializada nas valências de radioterapia e medicina nuclear, celebrando os primeiros contratos com complexas unidades de saúde públicas e privadas.

No decorrer de 2003, inicia a prestação de serviços de dosimetria individual através de uma parceria com um laboratório inglês, o Royal Marsen, bem como, a prestação de outros serviços de proteção radiológica, designadamente contro de qualidade em equipamentos de radiodiagnóstico e estudos de proteção radiológica.

Em 2004, celebra uma nova parceria com o laboratório NRPB (atual Public Health England em Londres) para a prestação de serviços de dosimetria. Com esta parceria, a MedicalConsult fica habilitada a prestar serviços de dosimetria em Portugal em conformidade com o disposto no n.º 2 do art.º 4º do Decreto-lei n.º 167/2002 de 18 de julho.

Com o crescimento da atividade de dosimetria individual, em 2008 a MedicalConsult investe na internalização da atividade de dosimetria individual, adquirido os meios e equipamentos necessários ao funcionamento do seu próprio Laboratório de Dosimetria em Lisboa, tendo sido a primeira empresa em Portugal a obter a licença emitida pela Direcção-Geral de Saúde para a prestação de serviços de Dosimetria Individual e de Área (Licença n.º P02.3/2013). Nesse mesmo ano, obtém também a Licença de Funcionamento para a  Assessoria Técnica  na área de radiodiagnóstico, e para Formação para as áreas de radiodiagnóstico, radioterapia, medicina nuclear, indústria, investigação ou ensino (Licença Nº P02.1/2012). O laboratório de dosimetria da MedicalConsult inicia o processo de acreditação segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005, tendo obtido em janeiro de 2012, o primeiro ensaio acreditado em Portugal segundo a referida norma.

A MedicalConsult possui desde dezembro de 2009, de Sistema de Gestão da Qualidade implementado e certificado, de acordo com as normas NP EN ISO 9001:2008.

Em 2011, a totalidade do capital da MedicalConsult é adquirido Mercurius S.G.P.S., S.A., tal como, parte capital da empresa Dosrad – Consultoria e Projectos para Instalações de Radiações, Lda.

Em 2013 é desenvolvido um processo de cisão das atividades da MedicalConsult, focalizando as atividades desenvolvidas exclusivamente no âmbito dos serviços de proteção radiológica e dosimetria individual. Os serviços de outsourcing de mão-de-obra especializada nas valências de radioterapia e medicina nuclear transitam para uma nova sociedade.

Em março de 2014, as empresas MedicalConsult e Dosrad são adquiridas pelo grupo Stericycle Portugal, seguindo-se um processo de integração dos serviços de proteção radiológica, incluindo os serviços de dosimetria. Esta aquisição consolida a gama de serviços de gestão de risco que o grupo vinha a desenvolver no mercado nacional. No final desse mesmo ano, a MedicalConsult incorpora as diversas empresas de proteção radiológica existentes no grupo, consolidando assim a sua posição no mercado nacional da Dosimetria Individual e da Proteção Radiológica.
No mesmo processo, altera também a sua designação e sede social. O esquema das empresas incorporadas na MedicalConsult no final de 2014 é o seguinte:
 

 
 
 
 

No último ano, o crescimento da MedicalConsult tem sido consumado por duas vias:

  • Crescimento orgânico com o desenvolvimento de áreas de negócio já existentes, com extensão da sua carteira de serviços e clientes;
  • Dinamização de áreas de negócio especializadas: proteção radiológica na indústria, formação em proteção radiológica, desenvolvimento de soluções integradas para pequenas unidades de saúde, dosimetria com dispositivos eletrónicos (representação Mirion).