Quaisquer que sejam as suas necessidades de dosimetria, a MedicalConsult terá a resposta.

Dosimetria Individual

Mais de 19.000 pessoas controladas anualmente!
Dosimetria Individual

A MedicalConsult fornece serviços de dosimetria, dispondo de um laboratório próprio que permite efetuar ensaios com dosímetros termoluminescentes para o pessoal profissionalmente exposto a radiações ionizantes.

Somos licenciados pela Direção-Geral de Saúde para a prestação de serviços de Dosimetria Individual e de Área (Licença n.º P02.3/2013) e, acreditados segundo a Norma NP EN ISO/IEC 17025, na realização dos ensaios para a Determinação dos equivalentes de dose individual Hp(10) e Hp(0,07) para a radiação X e gama, com dosímetros termoluminescentes Panasonic.

A Medicalconsult tem também a exclusividade da representação do laboratório P.H.E (Public Health England), no fornecimento de dosímetros termoluminescentes.

Temos ainda a representação de dosímetros eletrónicos da Mirion que pemitem obter uma leitura de dose instantânea, quando ligado por USB a um computador com internet.

Métodos de controlo:

Dosimetria Individual e de Área
Os dosímetros de corpo inteiro destinam-se a avaliar a dose efetiva recebida no exercício das funções dos profissionais de saúde que estejam ou possam estar sujeitos à exposição de radiações ionizantes. Os dosímetros de área destinam-se a monitorizar os níveis de radiação de um determinado local.

Dosimetria de Extremidades
O dosímetro de anel ou pulso, também conhecidos por dosímetros de extremidade, está especial mente indicados para monitorização dosimétrica de trabalhadores que tenham de manipular ou trabalhar na proximidade de materiais radioativos e/ou equipamento produtor de radiação (ex: radiologia de intervenção, angiografia, medicina nuclear).




Portal de Dosimetria Individual

O nosso serviço contempla uma plataforma de dosimetria individual online (SIDnet) onde pode consultar as seguintes informações:
  • Acesso on-line às pessoas controladas;                              
  • Consulta da dose recebida por profissional de cada instalação;
  • Download de formulários;
  • Controlo de acessos;
  • Gestão de pedidos novos e cancelamentos;
  • Ponto de situação do dosímetro (em uso, devolvido, extraviado).